top of page
Foto do escritorVilma Vieira

Diversão: o segredo do sucesso!


Lembra-se dos momentos mais felizes da sua vida? Aqueles em que, se lhe convidassem a atirar-se de uma ponte, o faria? Estou a exagerar com este exemplo mas, sim, momentos em que o deixaram num estado em que ficaria numa disposição capaz de fazer algo impensável para si num estado normal. Digo normal porque assumo que a alegria e a felicidade não costumam ser os estados de espírito constantes do ser humano. Pois, esse é o segredo: a diversão, o entusiasmo, que lhe fazem avançar para qualquer tarefa e realizá-la sem esforço ou complicação. Até mesmo aquelas mais detestáveis para si, como por exemplo, estudar, arrumar a casa, realizar um trabalho que lhe foi pedido, etc., etc..


E quais os benefícios da diversão?

Primeiro, entra num estado de contentamento, isso mesmo! Contribui para a sua felicidade. Só por aí já vale a pena.

Segundo, é mais eficaz.

Ao contrário do que se possa pensar que os resultados estão no foco e em toda a concentração que se possa dedicar sem qualquer distração ou relaxamento, a diversão é o combustível de todo o processo de realização. Vamos imaginar: a pessoa está contente, está relaxada e, por isso, mais facilmente se identifica com o que está a fazer, entra “na onda”, a energia torna-se leve e como água molda-se à energia da própria tarefa e então tudo funciona bem, sem obstáculos ou percalços. E se eles existirem, o estado de contentamento não permite que se aborreça e, então, esses obstáculos são facilmente contornáveis. E com este nível de presença, entrega e entusiasmo e, sobretudo, positividade, os resultados são facilmente atingíveis e com maior qualidade.

Terceiro, é muito mais rápido, pois, a eficiência inerente faz com que tudo se desenvolva sem necessidade de parar para corrigir, analisar e o indivíduo está tão contente que não arrasta o processo. Aquele estado de contradição tão grande que nos faz elaborar tarefas no triplo do tempo como se estivéssemos presos a correntes.

Se analisarmos etimologicamente, a palavra entusiasmo vem do grego (in+theos) que significa Em Deus.” Que representa a inspiração divina ou a presença de Deus e conduz a um estado de alegria e inspiração que contagia tudo e todos à volta e dá força para enfrentar tudo o que é necessário.” *
Existe algo melhor, ter Deus a inspirar-nos enquanto trabalhamos? 

Pois bem, e como é que nos colocamos em estado de alegria e diversão?

Vou partilhar alguns conselhos que costumo dar aos meus clientes:

.1- Arte. Claro, não poderia faltar, é uma das táticas mais eficazes para alterarmos a nossa vibração por nos fazer conectar à beleza e leveza da vida, deixando-nos prontos para aceitar mais facilmente os acontecimentos do dia a dia.

· 2- Rodearmos nos de objetos alegres, bonitos ou artísticos ou posts com afirmações positivas e divertidas. Fotografias de pessoas que nos elevam automaticamente.

· 3- Ouvir música (não será uma novidade), a sua preferida ou que lhe

dá vontade de dançar. Já todos saberão os poderes que a música exerce a nível cerebral, tanto que é utilizada com fins profissionais através da Musicoterapia.

· 4- Antes de iniciar a tarefa veja algo, assista um filme, um programa  ou leia um livro que o deixe bem disposto e entusiasmado, ou então, fale com alguém que tenha o dom de o animar.

· 5- Se estiver a trabalhar com outras pessoas, façam-no em conjunto, troquem ideias ao longo da função, digam piadas, criem um canal comum de posts cómicos e divertidos. Riam muito.

· 6- Se não tiver possibilidade de ouvir música ou colegas por perto, aproveite o tempo em que está a realizar a tarefa e lembre-se de algo que o faça muito feliz, isto se a tarefa não implicar a utilização do seu raciocínio e não precisar de todo o seu poder de concentração. Mas, por exemplo, enquanto limpa o carro, pense naquela pessoa por quem se apaixonou recentemente ou naquela viagem que vai fazer daqui a uns tempos. Lembre-se, imagine, crie o que for, mas visualize e vai ver que tudo fica mais agradável e leve à sua volta.


Se as empresas levarem em conta estes pequenos conselhos, só quererão contratar pessoas divertidas e promover o entusiasmo, os resultados aparecerão, duplicarão e Boom! Objetivos alcançados!

Mas, lembre-se: porque tudo pressupõe equilíbrio, há que haver responsabilidade. Seja feliz, mas faça o trabalho!

Comments


bottom of page