top of page
Foto do escritorVilma Vieira

Deixar para amanhã?

Atualizado: 21 de ago. de 2019


“A pensar morreu um burro”.

Já ouviu dizer? É uma expressão que se aplica a pessoas que pensam muito sobre uma situação ou um dilema e perdem a oportunidade de alcançar o que pretendiam.




Ora as ideias são para serem materializadas e não para ficarem no abstrato, e as ações são para serem realizadas no tempo certo. E, às vezes não temos assim tanto tempo para aproveitar o tempo certo. Imaginem: se eu vou plantar morangos eu tenho de o fazer na época perfeita, que será em Março, sensivelmente; de forma a aproveitar todas as condições da terra e atmosféricas para que eles se possam desenvolver e eu possa colher bons morangos. Não posso adiar essa intenção para a próxima estação, visto que não irei ter os melhores resultados.



Posto isto, diga-me quantos projetos tem na gaveta por estar a aguardar o momento certo e o momento certo até foi quando os criou? Quando os criou encontrava-se na energia ideal com o entusiasmo que precisava e com tudo a conspirar a seu favor com vista ao sucesso. Entretanto, deixou ficar na gaveta, perdeu a motivação e, pior de tudo, outra pessoa teve a mesma ideia, concretizou e foi reconhecida pelo trabalho: SUPER FRUSTRANTE. Mas já vi acontecer tantas vezes…



O "deixar para amanhã o que se pode fazer hoje" está sempre nas nossas vidas: é o quarto que precisa ser arrumado mas vou deixar para amanhã, aquela conversa que eu preciso ter mas vai ficar para amanhã, o negócio que pretendo abrir mas vai ficar para amanhã… Entenda-se como amanhã tudo o o que não corresponde ao agora, podem ser dias, semanas, meses, anos.

Às vezes, até compreendo que deixar para amanhã significa aguardar o tempo certo e as condições mais apropriadas, estaríamos a falar de uma questão de intuição a recomendar calma. Mas uma vez reunidas essas condições, agir! E não, deixar para amanhã.


Amanhã pode ser mais difícil, cansativo ou constrangedor. Tal como o caso em que continuamente adia arrumar a sua casa ou o seu quarto e, um dia em que precisa de receber alguém, um chefe, um par romântico, um familiar, ou que esse alguém apareça de surpresa; não estará no seu melhor. Das duas uma: ou não abre a porta e perde uma oportunidade, ou vai sentir-se bastante desconfortável, ou, ainda, assume que não arrumou e não se deixa afetar pela situação.

Dicas para evitar esta tendência de adiar tudo para outro dia:

1- Seja forte consigo próprio e, no momento em que sentir que deve fazer algo- faça. E não pense duas vezes. Quando o faz já a preguiça levou a melhor e todas as justificações para adiar já desfilaram na sua cabeça.

2- Imagine como se sentirá com o resultado: tranquilo, realizado, orgulhoso, mais leve, o que for. Existem sempre sensações boas por detrás da concretização dos seus objetivos.

3- Peça ajuda aos seus amigos para não o deixarem procrastinar.

4- Escolha a arte que o motivará a iniciar o quanto antes. A música é o melhor remédio mas, uma boa ideia seria ver exemplos de pessoas que já fizeram algo parecido, costuma ser bastante inspirador e faz-nos pensar que, se a outra pessoa o faz, nós também podemos fazer. Aí garanto que não irá perder tempo. Não se trata de competição mas de inspiração.

E neste mundo, estamos cá para nos inspiramos uns aos outros.

Comments


bottom of page